Júri do Prémio Literário João da Silva Correia distingue obra da autoria de Osvaldo Copertino Duarte, professor e escritor brasileiro radicado na Amazónia.

“À Sombra do Escondido” é a obra vencedora da edição de 2022 do Prémio Literário João da Silva Correia, promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e dedicado à poesia. O autor é Osvaldo Copertino Duarte, professor e escritor brasileiro radicado na Amazónia. 

A decisão foi tomada por unanimidade pelo júri do concurso, constituído pelo diplomata e escritor Luís Castro Mendes – Ministro da Cultura entre abril de 2016 a outubro de 2018 –, o poeta José Fanha, que é um dos comissários do Festival Poesia à Mesa, e António Baptista Lopes, da editora Âncora, com quem o Município de S. João da Madeira mantém uma parceria na edição dos livros do Prémio João da Silva Correia.

Depois de analisadas todas as propostas a concurso – provenientes de várias localidades de Portugal, França, mas também do Brasil –, o júri decidiu premiar “À Sombra do Escondido”, considerando que a obra se destacou “pela sua coragem verbal e imagética e pela rica densidade do seu mundo poético”, o que levou o júri a atribuir-lhe, por unanimidade, o prémio João da Silva Correia.

“À Sombra do Escondido” é da autoria de Osvaldo Copertino Duarte, professor e escritor brasileiro radicado na Amazônia. Fez estudos em Letras, com mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e Doutorado em Teoria da Literatura. Como escritor, dedica-se especialmente à poesia, à literatura infantil e ao ensaio literário, tendo escrito ou organizado obras como Dias férteis (poesia), Abri abriste abreu (literatura infantil) e Literatura como lugar (ensaio literário).

Edição 2022 Notícia

Edição 2021 Notícia

vendecores das edições anteriores